1ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA-FORMA 2022
No passado dia 26 de outubro foram conhecidos os resultados dos prémios nacionais de arquitetura – FORMA 2022. Nesta 1ª edição participaram um total de 105 candidatos para as 5 categorias.
A cerimónia de entrega dos prémios realizada no Teatro Thalia, contou com a presença da Sua Excelência a Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves que fez as honras de abertura, destacando “o papel essencial dos arquitetos na garantia da qualidade da construção”.
O júri constituído por vários arquitetos com trabalho reconhecido e premiado decidiu atribuir os seguintes prémios:
Na Categoria Habitação Unifamiliar foi premiado a “Casa Azul” da autoria do Arq.º Ricardo Bak Gordon.
Na Categoria Habitação Coletiva foi premiado o “Bairro da Cruz Vermelha” da autoria dos Arq.ºs Alexandre Dias, Bruno Silvestre e Luís Spranger.
Na Categoria Equipamento Coletivo,foi premiada a “Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola” da autoria dos Arq.ºs Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos.
Na Categoria Espaço Público foi premiado o “Percurso Acessível à Basílica da Estrela” da autoria do Arq.º Paulo Tormenta Pinto.
Na categoria Jovens Emergentes foi premiada a “Casa das Janelas Verdes” da autoria dos Arq.ºs Paulo Dias, João Varela e Ana Isabel Santos dos Mesa Atelier.
No âmbito dos Prémios FORMA, a organização decidiu ainda atribuir 3 menções especiais: Ensino e Investigação; Inovação; Carreira.
A Menção Ensino e Investigação destaca os arquitetos que continuam a pesquisar novos processos e ferramentas aplicados à prática. A Menção foi atribuída ao trabalho desenvolvido pela Arqtª. Alexandra Paio.
A Menção Inovação destaca outras formas de atuar em arquitetura, contribuindo para alargar o contributo da arquitetura e o seu impacto na sociedade. Esta Menção foi atribuída à Rádio Antecâmara com a curadoria do Arqtº. Pedro Campos Costa.
A Menção Carreira destaca os arquitetos de referência e que servem de inspiração para as gerações futuras. A Menção Carreira distinguiu o trabalho excepcional do Arqtº. Bartolomeu Costa Cabral.
Durante a cerimónia dos prémios FORMA, no foyer do Teatro Thalia foi realizada a exposição das obras finalistas de todas as categorias dos Prémios FORMA. Entre a fase de candidaturas e até à cerimónia de entrega dos prémios foram promovidos ciclos de conversas sobre o mote “o outro lado da FORMA” que abordaram todas as categorias dos prémios e onde se encontraram projetistas, clientes públicos e privados usuários dos espaços e estudantes de arquitectura.
Os prémios nacionais de arquitectura FORMA, foram criados com o objectivo de distinguir as melhores obras de nova construção executadas no território nacional, incentivar e promover a Arquitetura de qualidade através da inovação na construção e a valorização da paisagem e cumulativamente, premiar obras de nova construção realizadas em todo o território nacional que se distingam pela sua qualidade e singularidade.
A 1ª edição dos prémios FORMA decorreu na cidade de Lisboa, estando previsto que cada edição seja apresentada em diferentes cidades do país garantindo e valorizando desta forma todo o território nacional numa perspectiva abrangente e descentralizadora.
A organização dos prémios FORMA 2022 são resultado de uma parceria entre a IF – Ideas Forward e a AP - Anteprojectos, sendo apoiada por um conjunto de entidades,patrocinadores, partners e media partners.
Por trás da FORMA. Esquerda para a direita, FORMAs, Pedro Hébil (IF), Marta Pimenta Moreira (IF), Modulor, Hugo Merino Ferraz (IF), Ângela Leitão (Anteprojetos)
Comments